A Escola
Estadual de Ensino Médio Antônio José Lopes Jardim é uma escola pública, de
zona rural. Um sonho que virou realidade para os moradores do 4º Distrito –
Durasnal e região, graças ao empenho da
comunidade junto aos poderes durante quase uma década.
Após o Decreto de Criação Nº 41913
de 30 de outubro de 2002, veio o Parecer de Credenciamento e Autorização de
Funcionamento do Ensino Médio – CEED -Nº 07 de 2008 e em seguida a Portaria de
Denominação Nº 84 de 2008. Iniciou suas atividades em 3 de março de 2008. A Diretora Marla
Dilene Maicá foi indicada pela 13ªCoordenadoria Regional de Educação
para a função de Diretora.
Foi inaugurada em 11 de dezembro de 2008 pelo Sr. Paulo Ricardo Rezende,Diretor Geral Adjunto da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, Senhora Tânia Kirst, representante da FAMURS, Senhor José Adilson Santos Antunes, Coordenador da 13ª Coordenadoria Regional de Educação-Bagé, Senhor Nei Tavares, Secretário Municipal de Educação de Caçapava do Sul, Senhor Carlos Bonh, Diretor do departamento de Articulação com os Municípios ,a Diretora da Escola Marla Dilene Maicá, com a presença da família doadora do terreno - Senhor Sinval Aires Fernandes e Senhora Neda Jardim Fernandes - para a construção da Escola, professores, alunos ,pais e convidados. A escola está localizada na BR 290, Km 306, 4º Distrito- Durasnal, município de Caçapava do Sul – RS.
Foi inaugurada em 11 de dezembro de 2008 pelo Sr. Paulo Ricardo Rezende,Diretor Geral Adjunto da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, Senhora Tânia Kirst, representante da FAMURS, Senhor José Adilson Santos Antunes, Coordenador da 13ª Coordenadoria Regional de Educação-Bagé, Senhor Nei Tavares, Secretário Municipal de Educação de Caçapava do Sul, Senhor Carlos Bonh, Diretor do departamento de Articulação com os Municípios ,a Diretora da Escola Marla Dilene Maicá, com a presença da família doadora do terreno - Senhor Sinval Aires Fernandes e Senhora Neda Jardim Fernandes - para a construção da Escola, professores, alunos ,pais e convidados. A escola está localizada na BR 290, Km 306, 4º Distrito- Durasnal, município de Caçapava do Sul – RS.
Em 2008 a escola contou com uma matrícula de 147 alunos distribuídos
em quatro turmas:duas primeiras séries; uma segunda e uma terceira séries;
Direção, uma Supervisora Escolar, uma professora colaboradora na Orientação
Educacional, uma secretária e quatro professores que ministravam as aulas de Educação Física, Português,
Biologia, Ensino Religioso, Filosofia, Língua Estrangeira Moderna – Inglês.
Alguns meses se passaram e outros professores chegaram para completar o quadro
de docentes. Também no segundo semestre a escola já pode contar com uma
funcionária.
Para iniciar as atividades
administrativas e pedagógicas a escola apoiou-se no Regimento Padrão do Estado
do Rio Grande do Sul. Criou seu calendário letivo, algumas normas de
convivência, construiu os Planos de Estudo e realizando sondagens,
diagnósticos, aplicando questionários fazendo observações e avaliações para
elaborar o Projeto Político Pedagógico.
Em reunião , o objetivo geral e a
filosofia foram criados.
Em sala de aula alunos criaram o
logotipo e lema da escola.
Num trabalho de influência das
cores na vida das pessoas realizado com
os alunos , eles votaram nas cores que identificariam a escola. Eles escolheram
o azul, o verde, o branco. Daí, juntando as concepções criadas com a ajuda de
um profissional hoje a escola já conta com
o seu emblema que figura na sua bandeira.
Por se tratar de uma escola nova,
ainda faltavam alguns passos para que ela pudesse desfrutar da autonomia
financeira. Até setembro de 2008, ela funcionou sem receber um real para
custear sua manutenção. Foi com articulação e ações da Direção, colaboração dos
alunos e comunidade que ela se manteve tranquilha até o período que recebeu os
valores retroativos ao começo do ano e passou
a receber mensalmente sua verba. Ao final do ano letivo fechou com chave
de ouro formando 21 alunos numa cerimônia que contou com a presença do
Coordenador da 13ª CRE.
Em função da escola comportar toda
matrícula em apenas um turno, este educandário que tem capacidade de atender
160 alunos em cada período do dia, só
funciona pela manhã até que o número de alunos seja superior ao que se
apresenta.
Já em 2009,a matrícula aumentou para
157 alunos distribuídos em uma primeira série; duas segunda séries e uma
terceira série, mas ainda não exigia dois turnos .
Neste ano aconteceu o primeiro processo de eleição foi para eleger o Conselho Escolar Presidente Professor Darlan Barbosa Oliveira.
Neste ano aconteceu o primeiro processo de eleição foi para eleger o Conselho Escolar Presidente Professor Darlan Barbosa Oliveira.
Com uma preocupação pela ordem e
disciplina da escola , foi criado e instituído o Manual de Convivência Escolar.
Em seguida, construído o Regimento com nova forma de avaliação e outras determinações
para vigorar em 2010.
A Direção da Escola buscou parceria
com a Cooperativa Cotrisul para a colaboração de 240m de tela que
inicialmente foram colocados num mutirão de pais realizado num sábado ensolarado.
Muitos moirões foram doados pela comunidade e outros comprados pela escola.
Foi melhorado o espaço destinado a
biblioteca escolar. A Reserva técnica ajudou um pouco a suprir a carência que
se sentia dos livros didáticos.
A merenda escolar chega na escola no
mês de abril. Foi preciso repensar e reorganizar o espaço da escola para
atender a esta obrigatoriedade. Então, acomodou-se o laboratório de Ciências
junto a biblioteca e provisoriamente no espaço do laboratório funciona uma
cozinha e refeitório, pois embora o prédio fosse novo não havia sido projetado
nem construído uma cozinha para este educandário.
No mês de julho de 2009, realizou-se
a eleição para a segunda unidade executora da Escola: O Círculo de Pais e
Mestres. Presidente Senhor Edson Roberto da Rosa.
Também em julho a escola recebeu o resultado da primeira
avaliação externa da escola – SAERS 2008.
Em Língua
Portuguesa, a média de proficiência da escola foi 258,2,ou seja, maior que a média do
Brasil, do Rio Grande do Sul, da CRE e de Caçapava do Sul. 3,6% é o percentual
de alunos no nível de proficiência considerado abaixo do básico; 75% no básico;
17,9% no adequado e 3,6% no avançado. Na Matemática, a média da escola atingiu 269, ou seja, maior que a do Brasil, do
Rio Grande do Sul, da CRE e de Caçapava do Sul.25% ficaram abaixo do básico;
67,9% estão no básico; 7,1% no adequado e 0% no avançado.
CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
Função Social da Escola
Promover
, o/a aluno/a, acesso ao conhecimento sistematizado e, a
partir deste, a produção de novos conhecimentos. Preocupar-se com a formação de
um/a cidadão/ã consciente e
participativo/a na sociedade em que está inserido/a.
Eixos Norteadores
Aprender a aprender
Valores:
respeito, solidariedade, disciplina, amor
Trabalho
coletivo
Criar
para humanizar
Compromisso