História



A Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Lopes Jardim é uma escola pública, de zona rural. Um sonho que virou realidade para os moradores do 4º Distrito – Durasnal e região,  graças ao empenho da comunidade junto aos poderes durante quase uma década.
Após o Decreto de Criação Nº 41913 de 30 de outubro de 2002, veio o Parecer de Credenciamento e Autorização de Funcionamento do Ensino Médio – CEED -Nº 07 de 2008 e em seguida a Portaria de Denominação Nº 84 de 2008. Iniciou suas atividades em 3 de março de 2008. A Diretora Marla Dilene Maicá foi indicada  pela  13ªCoordenadoria Regional de Educação para  a função de Diretora.
Foi inaugurada em 11 de dezembro de 2008 pelo Sr. Paulo Ricardo Rezende,Diretor Geral Adjunto da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, Senhora Tânia Kirst, representante da FAMURS, Senhor José Adilson Santos Antunes, Coordenador da 13ª Coordenadoria Regional de Educação-Bagé,  Senhor Nei Tavares, Secretário Municipal de Educação de Caçapava do Sul, Senhor Carlos Bonh, Diretor do departamento de Articulação com os Municípios ,a Diretora da Escola Marla Dilene Maicá, com a presença da família doadora do terreno - Senhor Sinval Aires Fernandes e Senhora Neda Jardim Fernandes - para a construção da Escola, professores, alunos ,pais e convidados. A escola está localizada na BR 290, Km 306, 4º Distrito- Durasnal, município de Caçapava do Sul – RS.
Em 2008 a escola contou  com uma matrícula de 147 alunos distribuídos em quatro turmas:duas primeiras séries; uma segunda e uma terceira séries; Direção, uma Supervisora Escolar, uma professora colaboradora na Orientação Educacional, uma secretária e quatro professores  que ministravam  as aulas de Educação Física, Português, Biologia, Ensino Religioso, Filosofia, Língua Estrangeira Moderna – Inglês. Alguns meses se passaram e outros professores chegaram para completar o quadro de docentes. Também no segundo semestre a escola já pode contar com uma funcionária.
Para iniciar as atividades administrativas e pedagógicas a escola apoiou-se no Regimento Padrão do Estado do Rio Grande do Sul. Criou seu calendário letivo, algumas normas de convivência, construiu os Planos de Estudo e realizando sondagens, diagnósticos, aplicando questionários fazendo observações e avaliações para elaborar o Projeto Político Pedagógico.
Em reunião , o objetivo geral e a filosofia foram criados.
Em sala de aula alunos criaram o logotipo e lema da escola.
Num trabalho de influência das cores  na vida das pessoas realizado com os alunos , eles votaram nas cores que identificariam a escola. Eles escolheram o azul, o verde, o branco. Daí, juntando as concepções criadas com a ajuda de um profissional  hoje a escola já conta com o seu emblema que figura na sua bandeira.
Por se tratar de uma escola nova, ainda faltavam alguns passos para que ela pudesse desfrutar da autonomia financeira. Até setembro de 2008, ela funcionou sem receber um real para custear sua manutenção. Foi com articulação e ações da Direção, colaboração dos alunos e comunidade que ela se manteve tranquilha até o período que recebeu os valores retroativos ao começo do ano e passou  a receber mensalmente sua verba. Ao final do ano letivo fechou com chave de ouro formando 21 alunos numa cerimônia que contou com a presença do Coordenador da 13ª CRE.
Em função da escola comportar toda matrícula em apenas um turno, este educandário que tem capacidade de atender 160 alunos  em cada período do dia, só funciona pela manhã até que o número de alunos seja superior ao que se apresenta.
Já em 2009,a matrícula aumentou para 157 alunos distribuídos em uma primeira série; duas segunda séries e uma terceira série, mas ainda não exigia dois turnos .
Neste ano aconteceu  o primeiro processo de eleição foi para eleger o Conselho Escolar  Presidente Professor Darlan Barbosa Oliveira.
Com uma preocupação pela ordem e disciplina da escola , foi criado e instituído o Manual de Convivência Escolar. Em seguida, construído o  Regimento  com nova forma de avaliação e outras determinações para vigorar em 2010.
A Direção da Escola buscou parceria com a  Cooperativa Cotrisul  para a colaboração de 240m de tela que inicialmente foram colocados num mutirão de pais realizado num sábado ensolarado. Muitos moirões foram doados pela comunidade e outros comprados pela escola.
Foi melhorado o espaço destinado a biblioteca escolar. A Reserva técnica ajudou um pouco a suprir a carência que se sentia dos livros didáticos.
A merenda escolar chega na escola no mês de abril. Foi preciso repensar e reorganizar o espaço da escola para atender a esta obrigatoriedade. Então, acomodou-se o laboratório de Ciências junto a biblioteca e provisoriamente no espaço do laboratório funciona uma cozinha e refeitório, pois embora o prédio fosse novo não havia sido projetado nem construído uma cozinha para este educandário.
No mês de julho de 2009, realizou-se a eleição para a segunda unidade executora da Escola: O Círculo de Pais e Mestres. Presidente Senhor Edson Roberto da Rosa.
Também em julho  a escola recebeu o resultado da primeira avaliação externa da escola – SAERS 2008.  Em Língua Portuguesa, a média de proficiência da escola foi 258,2,ou seja, maior que a média do Brasil, do Rio Grande do Sul, da CRE e de Caçapava do Sul. 3,6% é o percentual de alunos no nível de proficiência considerado abaixo do básico; 75% no básico; 17,9% no adequado e 3,6% no avançado. Na Matemática, a média da escola atingiu 269, ou seja, maior que a do Brasil, do Rio Grande do Sul, da CRE e de Caçapava do Sul.25% ficaram abaixo do básico; 67,9% estão no básico; 7,1% no adequado e 0% no avançado.

CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS

Função Social da Escola
         Promover , o/a  aluno/a,  acesso ao conhecimento sistematizado e, a partir deste, a produção de novos conhecimentos. Preocupar-se com a formação de um/a  cidadão/ã consciente e participativo/a na sociedade em que está inserido/a.

Eixos Norteadores
                                   Aprender a aprender
                                   Valores: respeito, solidariedade, disciplina, amor
                                   Trabalho coletivo
                                   Criar para humanizar
                                   Compromisso